quarta-feira, 6 de março de 2013

Existe uma maneira segura de usar o bronzeador?

Para muitas pessoas, sair de férias para tomar sol é mais do que uma oportunidade para relaxar. É um convite ao bronzeamento. E apesar das técnicas e produtos que garantem a cor morena artificialmente, muita gente não troca a tradicional exposição solar com uso de bronzeador. Mas será que tomar sol com o corpo coberto de creme ou óleo bronzeador é realmente seguro? Existe maneira de isentar o procedimento de riscos? Para descobrir, conversamos com especialistas da área e você descobre tudo a seguir.

O FPS do bronzeador é suficiente para expor sua pele ao sol de forma segura.

Resposta: Mito
Não existe exposição solar segura", afirma a dermatologista Carla Bortoloto, professora da Faculdade de Medicina Souza Marques. Segundo ela, o Fator de Proteção Solar (FPS) que existe em alguns bronzeadores é insignificante. O FPS mínimo recomendado pelo FDA, órgão norte-americano regulador de medicamentos e alimentos, é 30. Abaixo disso, não há proteção eficaz.

Para pegar um bronzeado de forma segura, o ideal é usar filtro solar e passar o bronzeador por cima.


Resposta: Mito
A combinação filtro solar mais bronzeador é contraindicada. De acordo com a dermatologista Carla, não faz sentido usar um produto cujo objetivo é nos proteger das agressões dos raios solares e, em seguida, usar um segundo produto que estimule a produção de melanina quando em contato com a radiação solar. "Ou você se bronzeia ou você se protege", alerta.

Bronzeador em óleo é o mais agressivo.


Resposta: Verdade 
Todo bronzeador é agressivo, mas o pior deles costuma ser a versão em óleo. Ele é o que mais estimula a produção de melanina por ser o mais absorvido pela pele. "É por esse motivo também que a remoção do óleo acontece com mais dificuldade, mesmo se você entrar na água", explica a dermatologista Márcia Linhares, do departamento de laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Bronzeador impede que a pele fique vermelha, pois favorece a produção de melanina.

Resposta: Mito
"Toda pele fica vermelha antes de ficar bronzeada", afirma a dermatologista Márcia. A diferença é que isso só fica evidente em pessoas de pele clara e que muitas vezes não chegam a ficar bronzeadas.

Expor-se ao sol com bronzeador antes das 10h e depois das 16h não é prejudicial.


Resposta: Mito
O sol antes das 10h e depois das 16h é chamado de saudável porque é nesses intervalos que os raios UVB, mais ligados ao câncer de pele e a queimaduras, atingem sua intensidade mínima. Isso não quer dizer, entretanto, que a exposição seja 100% segura. Durante todo o ano estamos expostos aos raios UVA, principais responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Bronzeadores podem favorecer o aparecimento de manchas na pele.


Resposta: Verdade
A descamação da pele indica que a exposição solar passou do ponto. "Você foi além da estimulação da produção de melanina e ainda não hidratou corretamente a pele", afirma a dermatologista Márcia. Por isso, evite a exposição e combata o ressecamento da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário